A energia que nos cerca


UM OCEANO DE ENERGIA


Vivemos imersos num incomensurável oceano de energia! Tudo o que existe, em todo o Universo, está permeado de energia - na verdade, TUDO É energia, como comprovou Albert Einstein ao demonstrar, matematicamente, que a matéria é energia "condensada". 


Esta energia cósmica é bem conhecida de praticamente todas as correntes filosóficas. A Yoga a chama de Prana; Wilhelm Reich a denominou Energia Orgônica, os praticantes de Tai Chi Chuan (e na China, em geral) a chamam  de Chi; os japoneses cultores das artes marciais, a chamam de Ki; os Rosacruzes a chamam de Força Vital.  Este termo, em particular, é bastante apropriado para definir, didaticamente, o papel e a atuação desta energia nos processos de cura. Na Reflexologia e no Tui-Ná, terapias que têm origem na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as quais pratico, utilizamos o têrmo chinês CHI. Já no Reiki, cuja origem é japonesa, utilizamos o têrmo KI; ambos expressam o mesmo princípio, a mesma força.


SUA ORIGEM


A energia de vida, que vibra infinitamente em tudo o que existe, tem sua origem na Suprema Intenção, presente em toda a Criação. É a presença, em todo o Universo,  desta Consciência, infinita e eterna, que faz com que essa força de vida tenha sua existência. Na verdade, ela força tem sua origem e existência na natureza mental da Intenção Diretora do Universo. Há uma pequena e conhecida obra chamada O Caibalion, que expõe sete principios que regem tudo o que existe: o primeiro e talvez o mais importante destes princípios, diz:


"O Todo é mente. O Universo é mental."


Esta energia consciente está presente e age de forma natural e espontânea em todos os seres vivos. Sem que nenhuma criatura viva necessite saber ou perceber como isto é feito, a Força Vital é o que faz o coração bater, os pulmões inspirarem e expirarem, o sistema digestivo processar tudo o que ingerimos, os tecidos absorverem o que é preciso para a nutrição e manutenção dos órgãos... É o que faz a vida se manifestar, intensa e espontâneamente, em todas as partes.


DUAS PARTES DA UNIDADE


A energia Chi, a Força Vital, se manifesta no plano objetivo através de duas partes, contrárias e complementares. Uma é de natureza feminina, negativa, passiva, receptora, lunar; a outra é de natureza masculina, positiva, ativa, doadora, solar. São interagentes, interdependentes e interatuantes. Juntas, formam uma unidade inseparável, indissociável e indissolúvel. E é exatamente esta a energia que utilizamos, nas terapias alternativas.  
Ela flui infinita e eternamente, por tudo o que existe, e o desequilíbrio (falta ou excesso) de uma dessas polaridades é a causa das doenças.


FONTES DE ENERGIA VITAL

Esta Força Vital (ou Chi) tem sua origem na própria essência do Universo. É recebida, polarizada, ativada e intensificada, através:



Da RESPIRAÇÃO (aparelho respiratório e pele); 
Da ALIMENTAÇÃO (através do aparelho digestivo); 
De sua ABSORÇÃO pelos chacras (os centros de força do corpo psíquico ou energético); 
Do SONO, quando o corpo psíquico ele próprio absorve esta energia sutil. 

Portanto, estes são pontos muito importantes para a manutenção de nosso equilíbrio energético, e que vai se refletir em equilíbrio de nossa saúde física, mental, emocional, etc.


As terapias alternativas realizam exatamente este importante trabalho de reestabelecimento do equilíbrio eventualmente perdido.


PROPRIEDADES BÁSICAS DA ENERGIA VITAL

Eis as propriedades básicas da energia vital, cuja manutenção irá se refletir em forma de equilíbrio energético integral em nosso ser e, consequentemente, em nossa saúde física, mental, emocional, etc.


1 - É acumulável por um sujeito devidamente treinado; 
2 - É transmissível (pode-se energizar qualquer coisa); 
3 - Tem polaridade positiva e negativa (YIN e YANG); 
4 - Pode ser dinamizada pelo campo energético humano através da vontade; 
5 - Pode acumular qualidades específicas, mesmo quando é inespecífica em si mesma. 


Portanto, um profissional treinado e consciente de sua missão poderá reativar e "fortificar" a energia vital, de forma a polarizá-la e dinamizá-la, em todo o corpo.


AURA E FOTOS KIRLIAN


A aura é uma manifestação dessa força vital, um campo de energia que rodeia todo ser vivo, através do qual um clarividente pode "ver" o estado emocional, vibratório e energético do observado. As camadas da aura que estão mais próximas do corpo têm sido fotografadas através de um processo especial, denominado foto Kirlian, bem conhecido de todos.Abaixo, estão alguns exemplos de fotos Kirlian.


A ponta inferior da folha foi cortada antes da foto
 e a energia vital permanece, se dissolvendo aos poucos.


Outra foto Kirlian de uma planta, mostrando seu campo energético.


Foto Kirlian de dedos apoiados sobre o dispositivo.
Nota-se a emanação mais intensa de energia, em determinados pontos.


Foto Kirlian de um polegar de alguém com grandes variações energéticas.


Esta NÃO É uma foto Kirlian. É a representação artística de interações de energia entre duas pessoas.
Esta é a energia na qual estamos submersos, que permeia todo o Universo, e que é utilizada nos tratamentos que realizo.