O Reiki é, atualmente, a mais conhecida e popular terapia alternativa. É baseada na canalização da energia universal através da imposição de mãos sobre o paciente, de forma a que o reequilíbrio da Força Vital neste, restaure o estado de saúde e harmonia. seja físico, emocional, psíquico ou espiritual. O Reiki é reconhecido como terapia alternativa complementar, pela Organização Mundial de Saúde. Foi descoberta no início do Séc. XX pelo Dr. Mikao Usui. Através das mãos do terapêuta, irradiam-se vibrações de harmonia da Energia Vital do Universo, restabelecendo o equilíbrio da Energia Vital de quem recebe, com o consequente reflexo em regiões afetadas ou doentes de seu corpo.
A energia Reiki (como é chamada a Força Vital, canalizada pelo terapêuta de Reiki, ou "Reikiano", como é comumente conhecido) é considerada como sendo "inteligente", ou seja, ela "sente" a necessidade específica do paciente, dirigindo-se para o local ou região onde será mais necessária. A visão holística do ser humano mostra que as doenças, antes de se manifestarem fisicamente, surgem em níveis extremamente sutis e vão, pouco a pouco, se espalhando pelos diversos níveis do ser, até se manifestarem no corpo. O Reiki atua exatamente nas camadas mais sutis da aura (veja o que é aura, no tópico A Energia que nos Cerca, neste blog), removendo padrões energéticos em desequilíbrio em todas as camadas de manifestação; a cura física é, portanto, uma consequencia natural de todo o processo.
O tratamento com o Reiki é realizado através da imposição de mãos do Reikiano, de cujas palmas sua energia flui para o corpo de energia do paciente. O Reiki repara necessidades energéticas, desbloqueia obstruções e canais, aumenta a enrgia em pontos de menor afluxo, intensifica-a onde seja necessário e a redistribui para todo o corpo. O Reiki pode, ainda, quando utilizado por um praticante avançado, promover limpezas energéticas no ambiente.
Em resumo: Reiki é um método natural de cura pela imposição das mãos, onde o terapêuta ativa, direciona e aplica a Energia Vital Universal, promovendo o completo equilíbrio energético do paciente, para a cura, para a prevenção de disfunções ou para propiciar as condições energéticas necessárias e ideais para o mais completo bem estar.